domingo, 26 de junho de 2016

Estátua da Liberdade



Ao contrário do que se pensa, a Estátua da Liberdade não é americana e sim de origem francesa.
Ela foi idealizada em 1865 pelo historiador e político francês Édouard Lefèbvre de Laboulaye que propôs ao seu governo presentear o novo país no centenário da assinatura da Declaração de Independência que seria comemorada em 1876, algo tão portentoso como as pirâmides ou a esfinge.


Édouard Lefèbvre de Laboulaye

Houve uma mobilização para a construção. Caberia aos Estados Unidos levantar 250 mil dólares para a construção da base, o restante ficaria por conta dos franceses.
O escultor Frédéric Auguste Bartholdi levou seus planos para construir uma imponente estátua, criando modelos até chegar ao tamanho ideal.     
Em julho de 1871 Barholdi foi ao Estados Unidos para encontrar o local ideal para a futura estátua. O local escolhido foi a ilha de Bedloe na baía de Nova York posteriormente chamada de Ilha da Liberdade.


Frédéric Bartholdi

A estátua foi montada e finalizada em 1884 na França, sendo então desmontada e enviada para os Estados Unidos em 350 caixas (39 só de rebites) de trem até a cidade de Roem, descendo o rio Siena em um barco até o porto de Havre. O navio que levava a estátua chegou ao porto em Nova York em 17 de junho de 1885, porém só foi posta em pé um ano depois pois a base não estava pronta. Estavam atrasados por falta de financiamento.
Pronta media 46,5 m (o equivalente a 15 andares) e precisava resistir a ventos com mais de 200 km/h sem tombar no mar. Bartholdi procurou então um engenheiro, Gustave Eiffel, que desenvolvesse um sistema de suporte que sustentasse incluindo um esqueleto principal e estruturas que permitissem as placas de cobre expandir e contrair de acordo com o tempo sem rachar. 
Enfim foi inaugurado em 28 de junho de 1886 e sua tocha, originalmente, acendia por dentro funcionando como um farol entre os anos de 1886 a 1906 até ser substituída pela atual com folhas de ouro 24 quilates.


Gustave Eiffel

Curiosidades: 
- altura: 93,99 m (desde a base até a ponta da tocha);
- peso: 24.635 toneladas, sendo que 28 toneladas são cobre, 113 aço e 24.493 toneladas de cimento no pedestal;
- seu nariz mede 1,37 metros e seu dedo indicador mede 2,5 m;
- a área total ocupada é de 49 mil m²;
- o rosto teve como modelo a mãe do escultor e os braços da esposa;
- possui símbolos maçônicos como a tocha, a coroa de sete pontas em torno da cabeça e o livro na mão esquerda, além do corpo evidentemente ter sido inspirado na deusa Shofia;
- as sete pontas representam os continentes e os oceanos do mundo;
- para chegar até a ponta tocha é preciso subir 167 degraus da entrada até o topo do pedestal, 168 degraus até a cabeça e mais 54 degraus até a tocha, somando o total de 389 degraus (...cansei só de pensar);
- seu idealizador, Édouard de Laboulaye, morreu um ano antes de sua finalização (1883);
- a principio Bartholdi tinha a intenção de preenchê-la com cimento;
- por ser feita de bronze a cor original da estátua era dourada mas devido a uma série de reações químicas do tempo, conhecida como patinação, deixou a cor azul esverdeada.






Cartaz de inauguração


A tocha foi levada até a América para insentivar doações




Fabricação em ateliê

 Estrutura do braço

 Fabricação no ateliê

 Pé e Tocha desmontados
 
 Detalhe a estrutura de ferro a esquerda


 Etapas da construção

Escada interna

 Construção do Pedestal


Tocha original


Videos relacionados:


Comemoração dos 100 anos 


     Imagens por dentro programa Aqui Agora 2001
Casal visita estátua em 2010, reparem nos detalhes
Fontes:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/a_estatua_da_liberdade_e_americana__falso_.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1tua_da_Liberdade
http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/2783/1/estatua-da-liberdade.html

Onde quase me escondo